quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Budismo e contracorrente cultural



Atualmente o budismo tem sido uma das religiões (ou filosofia espiritualista ou filosofia religiosa, dependendo da concepção que podemos ter do conceito) que mais cresçem entre empresários e homens de negócios, por vários motivos.

Meditação contra mídia
Como estudioso das religiões me vêm à mente a questão de que a filosofia de vida Budista efetivamente serve como um contraponto poderoso frente aos inumeráveis estímulos sensoriais da nossa sociedade contemporânea. Se vivemos submersos em estímulos que nos dizem que teremos mais status, seremos mais viris, mais jovens, mais poderosos, bem sucedidos e pró-ativos se deixarmos nossa atenção se dispersar por entre os inúmeros anúncios para compras de panelas, celulares, cursos, livros, roupas, perfumes, revistas etc, o budismo nos traz à realidade e nos possibilita viver o agora, fruir o momento sem projetarmos nossa existência no passado (imutável) ou no futuro (fonte de anseios, angústias, medos, pressões).

Deixo aqui algumas frases valiosíssimas do budismo tibetano para o nosso dia a dia:


"Não há passado nem futuro. O que fazes, tu o fazes sempre aqui e agora. O instante é o único lugar da experiência onde a vida pode ser apreendida, experimentada, sentida. O passado e o futuro pertencem à fantasmagoria e são tão inconsistentes quanto os fumos do nevoeiro. Aprende a agir a partir do instante, se queres mudar o fluxo da vida."


"O instante não tem limite.  se pudéssemos vivê-lo plenamente saberíamos o que é a eternidade, pois o presente é eterno"


"Nós viemos daqui e este aqui nunca saiu do lugar"


"Representamos (os tibetanos) o instante como um vazio rodopiante, no centro da roda da vida e da morte. é o cubo da roda. Esse estado de ser nunca desaparece. Ele é a permanência, o fundamento, e, no entanto, ele funciona sem cessar, sem jamais alterar sua imobilidade radiante."


"Aprende a agarrar o instante. Não te furtes, Não fujas para a fantasmagoria do passado ou do futuro. Concentra teu espírito, onde estiveres, com uma consciência acurada do instante. Ele se acha onde nós nos achamos. Não há outro lugar senão aqui."


"Liberta-te do passado e do futuro, mas presta atenção ao instante que passa. Somente ele é real. Todo o mais é ilusão."


"Quantos anos gastaste refugiando-te em vão devaneios? A felicidade não espera. Ela se dá aqui e agora. Não há outro lugar ou tempo."


"Para agarrar o instante que passa, basta abrir o coração"

Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA
www.institutoatena.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário