terça-feira, 4 de outubro de 2011

Heroínas: Desafios e integração na Jornada

Ártemis
A Jornada e a Mulher

Quando penso nas várias edições da Jornada do Herói, desde os tempos de 2005, quando a primeira delas foi efetuada no Flamengo, no Rio de Janeiro, em parceria com o INAp, observo uma singularidade interessante: a maior parte dos grupos é composta por Heroínas, mulheres sábias, corajosas, verdadeiras guerreiras, em busca do maior desafio: vencerem-se a si mesmas, descobrirem e manterem suas identidades de mulheres, mães, amantes, filhas, profissionais, esposas e amigas numa sociedade em que a feminilidade só é exaltada quando vinculada ao consumo.

As experiências femininas na Jornada sempre são impressionantemente enriquecedoras para o homem que souber observar, aprender e respeitar essa dinâmica complementar, essa vivência integradora. O olhar atento e a atitude de aprendiz leva sempre ao melhor aproveitamento, em ambos os sexos.

Afrodite
Animus, o caminho da integração feminina
A psique humana opera por pares complementares, opostos que funcionam como balizas para o fluxo da energia psíquica, que é o que mantém nossas mentes em funcionamento, nossas idéias chegando e indo embora, nossos sonhos à noite. O homem naturalmente tende a ter uma compreensão mais masculina da realidade e o inconsciente (numa situação normal) tende a criar um pólo oposto, compensador e integrador dessa visão unilateral da realidade, a Anima. O mesmo ocorre com a mente feminina. Jung chamou às manifestações de complementariedade masculina e feminina do inconsciente respectivamente de Animus e Anima.

Na famosa obra "O Homem e Seus Símbolos", Marie Louise Von Franz define magistralmente os conceitos de Anima e de Animus. Por hora nos concentraremos no Animus, a contraparte masculina de uma psique feminina, ou, segundo Von Franz, "a personificação masculina do inconsciente da mulher". Como todas as manifestações do inconsciente, o Animus é simbólico, ou seja, dual, dialógico, possui uma dimensão positiva e uma dimensão negativa.
Atena

Enfrentando o Dragão
O Animus pode se manifestar como uma idealização das características paternas da mulher, o que geraria um afastamento de qualquer relacionamento humano. É aquela velha fórmula do "nenhum homem é bom o suficiente para a minha filha" (na mente do pai) transubstanciada para "nenhum homem é bom o suficiente" (na mente da filha). Nessa fase pensamentos oníricos, desejos e julgamentos definem "como uma relação deveria ser" e afastam a mulher da realidade da vida, que não se adequa a padrões pré-estabelecidos, mas é plástica, mutável. Resta, na Jornada do Herói, o reconhecer e o enfrentar essa imagem, retirando dela o potencial para uma vida psíquica saudável.

O Barba Azul
"O homem talvez seja apenas o monstro da mulher e a mulher o monstro do homem" - Diderot, O Sonho D´Alembert

Hera
Dentro desse aspecto do Animus temos, por exemplo, a figura do Barba Azul - que assassinava em segredo todas as suas esposas e guardava seus cadáveres num armário (ou num quarto) que nunca deveria ser aberto. Engraçado que a chave desse armário (ou quarto) era confiada à nova esposa, com a ordem expressa de que ela nunca abrisse a porta. Lembra a história da caixa que Zeus entrega a Pandora com a ordem de que nunca fosse aberta, junto com a chave, é claro! Esse tipo de personagem é característico de um Animus repleto de reflexões semiconscientes, frias e destruidoras. Um tipo de pensamento calculista, malicioso e afeito a intrigas.

Trabalhar o Animus, tarefa da Jornada
"Só querer se relacionar com aqueles que se aprovam em tudo é quimérico, e é o próprio fanatismo" - Alain, Considerações

No mais íntimo murmura o Animus não trabalhado: "Você não tem salvação. Para que lutar? Não vale a pena!". Essas manifestações retrógradas do Animus servem para sinalizar a necessidade de enfrentarmos de frente suas necessidades e demandas, caso contrário a mulher estará presa a sentimentos crescentes de passividade, paralisação dos sentimentos, profunda insegurança ou uma sensação de nulidade e vazio abismais. Um Animus não trabalhado, em geral, é um fator de alienação psíquica, que desvia a mulher do seu potencial criativo.

Selene
A Jornada do Herói é um processo que, para a mulher, descortina o que lhe é próprio e íntimo no caminho da busca e integração da intenção positiva do Animus. Redimensiona-se a influência psíquica do Animus para que o foco seja, então, suas intenções positivas e essas são trabalhadas na Jornada, rumo à integração na consciência. É onde o treinamento alinha metas (projetos para o futuro) e valores (alicerces morais e históricos da biografia única das nossas heroínas).

Aspectos positivos do Animus
"Há tanta diferença entre nós e nós mesmos quanto entre nós e o outro." - Montaigne, Ensaios.

Trabalhando com o Animus, lidando com suas limitações e desenvolvendo suas grandes potencialidades, as heroínas da Jornada desenvolvem uma atividade criadora e rica de sentido. Começam a doar sentido para o universo ao seu redor e a emanar significado, transformando a vida num processo psiquicamente sustentável, desafiador e criativo.

Gaia
Um grande número de mitos e contos de fadas conta a história de um príncipe transformado por uma feiticeira em animal ou monstro, que é redimido pelo amor de uma jovem, processo que simboliza a integração do Animus na consciência.

Heroínas: mulher e plenitude
"Deus só criou as mulheres para domar os homens." - Voltaire, O Ingênuo.

A atenção consciente que uma mulher tem de dar aos problemas de seu ânimus toma muito tempo e envolve uma quantidade considerável de energia e sofrimento. É justamente no tempo e no sofrimento, como na escolha em trilhar o caminho de maior descoberta e aprendizado, que reside o mérito. É aí, então, que podemos chamá-las de "Heroínas", porque desenvolveram não só a Areté - a "superioridade" caracteristica de quem integrou partes conflitantes de sua psique, não eliminando os conflitos, mas elevando-os a um novo patamar - e a "Timé" - a "honra" característica de quem soube levar esse aprendizado para o dia-a-dia, para o convívio saudável e engrandecedor da sociedade e dos que as cercam.

Heroínas são essas mulheres incríveis que enfrentaram essa realidade em lugar de se deixar dominar por ela e tornaram o Animus um companheiro precioso que vai trazer como dote a esse "casamento sagrado interior" uma série de qualidades masculinas como a iniciativa, a coragem, a objetividade e a sabedoria espiritual que transcendem a dicotomia frígida da batalha dos sexos externa e da resistência à integração do Animus, interna.

Heroínas são aquelas que ouvem o chamado interno à aventura de si mesmas e respondem integrando, assimilando o que seu Animus tenha de positivo e utilizando essas capacidades como estados de recursos para os maiores desafios que surgirão, sempre, adiante.

Texto: Renato Kress
Imagens: Google Imagens, Deusas e manifestações do feminino

7 comentários:

  1. Não sou de muitas palavras, sou de todo sentimento: descobertas e aprendizado - caminho para toda uma vida. Obrigada Renato Kress!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto Renato Kress, no fundo acho que as mulheres possuem uma visão mais transcendental de tudo que acontece de visível e invisível, pois a percepção passa pela esfera do intangível / imaterial. Talvez seja por isso que para muitas mulheres (digo muito pelo viés da minha experiência, claro) acabam por achar perda de tempo o exercício de articular ideias no plano mental sem que haja junto outras dimensões colocadas horizontalmente, como a emoção, sensibilidade, o amor, a compaixão... E aí a razão acaba pobre, pois "não dá conta" sozinha de abarcar o repertório do todo - fundamental para uma visão mais abrangente da vida. (não sei se me fiz entender, mulheres são mais sutis nas palavras tb, rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fez sim, Jan. A integração ânima/ânimus, yin/yang, masculino/feminino, sem nenhum totalitarismo unipolar com tendências esquizofrênicas, intolerantes e megalômanas é que é a verdadeira maturidade. Possível para homens e mulheres. ;)

      Excluir
    2. Perfeito Renato. Possível para ambos, concordo. Talvez o maior segredo seja a união da razão com o sentir em direção ao olhar honesto pra dentro, assim não fragmentamos a mente (esquizofrenia). Esse equilíbrio, que é mutável deve ser buscado constantemente, isso é maturidade como vc bem colocou, se perceber muito yin e buscar a semente yang, perceber a necessidade de permanecer yin para produzir "x" coisa... Atividade constante né? Parabéns mais uma vez pela sua produção e por compartilhar, vc será sempre lembrado assim. Beijos

      Excluir
    3. Amo teus comentários, Jan! Muito acalentador, para a alma, saber que há pessoas que nos entendem bem, principalmente quando são amigas maravilhosas como você.

      Excluir
  3. Somos pares, por isso a amizade perdura! Também acho o máximo saber que existe gente (e do sexo masculino, rs) que pensa usando todas as suas faculdades, há uma diferença entre um homem sábio e um intelectual, vc sabe né? Fico impressionada com a quantidade de linhas de pesquisa que vc consegue compilar no seu trabalho. Obrigada Rê. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Arete e Timé.Entendi, Integrar o animus,sagrado interior um objetivo.

    ResponderExcluir