segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entre Ulisses e Aladim, os primeiros passos da Jornada

Imagem da Educação Iniciática
Primeira fase da Jornada do Herói
"Então Al-Adim recebeu as instruções do homem que se apresentou como seu tio distante, para que entrasse na caverna sob as areias do deserto e, sem tocar em nenhuma das pedras preciosas e jóias em ouro puro e madrepérola, passasse direto pelas árvores de esmeraldas cujas maçãs eram rubis e pegasse apenas a lâmpada de dourado fosco e empoeirada, no fim dos jardins de diamantes..."

"Então Ulisses - disfarçado por Atená na forma de um mengido - segurou o calcanhar de seu filho Telêmaco, e disse-lhe 'Ainda não, não aqui, nem agora, mas breve', e o ódio que aquecia suas veias contra os invasores de seu reino e perturbava-lhe o raciocínio deu lugar a um caudaloso rio que já não mais se apressava, pois sabia que o mar estava próximo..."

Treinamento e foco
Todo e qualquer comportamento em nossa vida foi antes de alguma forma "treinado", até o mais comum dos atos, o andar, ou a mais "natural" das nossas ações como o pensar ou o falar foram arduamente incentivados e treinados, do nada à maestria. Quem tem contato com crianças sabe bem disso. O que tomamos por natural nada mais é do que uma habilidade treinada à exaustão, até que realmente se torne 'natural', parte constituinte de nossa natureza e identidade.

A primeira parte do treinamento da Jornada do Herói constitui exatamente essa parte chamada por Joseph Campbell de "Educação Iniciática". Os aprendizados necessários para seguirmos viagem rumo não só de nossas metas, mas ao melhor de nós mesmos. O primeiro aprendizado, exposto na primeira citação da história de Aladim, nos fala sobre a noção de foco e do quanto podemos nos perder com as mil e uma "pedras brilhantes" no caminho, quando não sabemos exatamente o que queremos, exatamente em direção a que estamos nos movendo.

A lanterna no final do jardim de rubis
O início da jornada compreende justamente uma estruturação de uma meta. Partimos do pressuposto básico de que um treinamento, seja ele de qual ordem for, deve ter uma meta, um ponto de referência final para que saibamos em que estamos interessados, qual a razão de enveredarmos por aquele caminho, aprendermos aquelas técnicas e ouvirmos aquelas histórias. Para tudo na vida há que termos uma finalidade, então a primeira coisa dentro do treinamento da Jornada do Herói é justamente definirmos esse foco, esse porto final que nos justifique remarmos braços e mentes por dois dias até transformarmos a distância em memória e aprendizado.

Embelezar o jardim para "pescar" borboletas
Os gregos tinham uma deusa da vitória, chamada Nike (familiar o nome?) e essa deusa era representada como uma pequena divindade alada que pousava somente sobre as palmas das mãos de dois outros deuses: Zeus - o rei dos deuses olímpicos - e Atená - sua filha e deusa da sabedoria, estratégia, guerra, justiça... Ela era representada na forma de uma deusa-fada, justamente porque eles compreendiam que ela possuía um  comportamento semelhante ao de uma borboleta, ou seja, não corremos atrás da borboleta, mas criamos as condições necessárias a que ela venha até nós.
Nike "a Vitória" sobre a mão de Atená

Quando Ulisses, com seu reino invadido por pretendentes que disputavam a mão de sua esposa por acreditarem que ele não mais voltaria dos vinte anos que passou longe de casa - dez combatendo em Tróia e mais dez perdido no mar por haver ofendido ao deus Poseidon - evitou que seu filho caísse nas chacotas dos pretendentes e "perdesse a razão", justificando que eles o assassinassem, ele não estava com medo ou sem interesse em salvaguardar sua honra pessoal ou a honra de seu filho, Telêmaco, mas observando qual seria o melhor momento para efetivamente eliminar os problemas e ameaças definitivamente. Discípulo preferido da deusa Atená, Ulisses já possuía sabedoria suficiente para perceber que reagir com fúria só lhe traria maiores problemas, de forma que buscou uma situação em que apenas os dois, juntos, pudessem eliminar todos os mais de vinte pretendentes de sua esposa... e em menos de um dia, todos estavam chacinados pelo arco de Ulisses e pelas mãos de Telêmaco.

O segundo aprendizado inicial da Jornada do Herói versa justamente sobre a noção de oportunidade, sobre como criá-la e sobre como controlar os próprios estados internos. É a partir daí que tudo tem início.

Bem vindo aos primeiros passos da Jornada do Herói

Texto por: Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA
Criador do Treinamento registrado A Jornada do Herói

Um comentário:

  1. Adoro essa universalidade de conceitos, essa integração de conhecimentos. Quem criou este curso é mesmo surpreendente...

    ResponderExcluir